segunda-feira, 4 de maio de 2015

Progresso Semanal


             Na semana seguinte à criação do plano de ação, o grupo focou no estudo e na discussão do design e produção do protótipo. Estabeleceu - se que cada membro pesquisaria um assunto, sendo Delwyson responsável pelos materiais, Gustavo pelo fluido a ser utilizado, João pelo gerador e design, Josué pelas molas e design.
               Fez - se um esquema da  montagem exibido na figura abaixo:

              Alguns pontos críticos na discussão do design são o acoplamento da hélice do gerador no tubo, o posicionamento das molas e o fluido e vedação a ser utilizado.
             Hélice: Pesquisou - se três tipos de hélice: uma inspirada nas turbinas de hidrelétricas, paralela ao tubo, outra dentro do tubo, perpendicular às suas paredes como na imagem acima e outra assemelhando - se a uma roda d'água. A decisão depende da perda energética de cada uma, além da possibilidade de falha.
                   Fluidos: Diversos tipos de fluidos são utilizados em sistemas hidráulicos dependendo das características do projeto. Os mais comuns são óleos minerais e minerais aditivados, sendo o primeiro ideal para atividades que envolvam muita perda de óleo, sendo mais barato, todavia com vida útil menor enquanto o segundo é ideal para atividades que proporcionem uma maior vida útil do mesmo. As principais características dos óleos minerais são alta capacidade de lubrificação, possibilidade de trabalho em diversas temperaturas e proteção à corrosão dos materiais, contudo apresentam viscosidade relativamente alta para um sistema que operará próximo à temperatura ambiente.
                Outra possibilidade é o uso de água ou água com emulsão de óleo devido ao seu baixo preço e viscosidade, estabilidade e estabilidade nessa temperatura.
                 Molas e materiais: Na pesquisa sobre molas e materiais encontramos algumas dificuldades devido ao design do protótipo que ainda não foi definido, possivelmente usaremos molas helicoidais ou de poliuretano variando com o tamanho do protótipo, a força a se aplicada nele, além da posição das mesmas.Os materiais a serem utilizados dependerão da força a ser aplicada, a princípio sera de madeira a rampa móvel e de aço os tubos e os reservatórios. 
                Seguindo o cronograma, seguiremos os estudos e definiremos os parâmetros do projeto, para que na próxima semana iniciaremos a construção do protótipo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário