segunda-feira, 18 de maio de 2015

Progresso Semanal 3

     Nessa semana, discutimos muito sobre como seria a transmissão do movimento do pistão ao gerador, a primeira ideia como mostrada anteriormente foi o uso da turbina dentro dos tubos. Contudo notamos que a complexidade e a eficiência de tal meio não seria ideal para um protótipo com custos e prazos muito apertados. Partindo de uma recomendação do professor Ronaldo Marchezini resolvemos eliminar a hélice,  capturando a energia através de outro pistão localizado num cano menor. Essa iniciativa não só dá fim ao principal problema do projeto como reduz o tamanho do sistema hidráulico, uma vez que o duto de menor diâmetro deve ser grande o suficiente apenas para o deslocamento do pistão. Por outro lado, será necessária a transmissão do movimento deste para o gerador. A principal linha de pensamento nesse sentido consiste no uso de uma cremalheira, acoplada ao pistão e movendo-se longitudinalmente no duto movimentando uma engrenagem que acione o gerador. Desse modo, este giraria nos dois sentidos dependendo o movimento do pistão, gerando energia elétrica. Dessa forma, todo o sistema torna-se bastante compacto e pode e com menos riscos.
       A imagem abaixo mostra resumidamente como funcionaria o protótipo.

     A cremalheira funcionaria basicamente como ilustrado, seria acoplado um "segundo pistão" que levaria o movimento do " primeiro pistão" a um barra dentada, esta por sua vez movimentaria uma pequena engrenagem como mostrado.
       Para a fabricação do protótipo obtiveram-se dois tubos de PVC sendo um com 150 mm de diâmetro e outro com 25 mm, permitindo um aumento no deslocamento do pistão menor igual a 36 vezes o do maior.
      Devido as alterações, o protótipo esta com o seu calendário uma pouco atrasado, mas nada que coloque em risco o prazo final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário